quarta-feira, 16 de junho de 2010

As árvores de minha vida



Quando minha avó foi avisada de que esperava o primeiro neto, ela plantou no quintal de sua casa uma semente de jambo. Eis o meu primeiro presente. Após nascer, nos últimos instantes de agosto de 1986, fui presenteado com outra árvore. Dessa vez, uma mangueira plantada pelo meu avô. Árvore representa vida, renovação e esperança. Minha família precisava de tudo isso naquele momento. Creio que, às vezes, ainda deseje tudo até hoje.

As frutas mais doces da vida colhi no pomar da casa de minha vó... Como era gostoso ficar à sombra das árvores, esperando a hora do almoço, a hora de tomar banho, a hora de ir para a escola... Para brincar, não tinha espera. Subia no jambeiro e ficava a comer suas flores. Jambo só dá no verão. Em outros momentos, fingia estar escondido ou me balançava nos galhos até enjoar.

Já o primeiro beijo, aquele com a prima, foi sob os olhares atrevidos de passarinhos a bicar as mangas. Uma planta linda: tem flor sem ter espinhos, parafraseando poetas da Verde-e-Rosa. Belos momentos e outros de extremo perigo vivi... Pareço sentir até hoje as dores de minha queda do pé de jambo. Faltaram-me as asas das abelhas, que tanto me ferroaram em minha busca pela manga mais dourada de sol. Quedas e ferroadas fazem parte da vida. Tive deliciosas recompensas.

Mas felicidade parece incomodar. Por implicância de vizinhos, a mangueira veio ao chão. Pouco tempo depois, por vontade da companhia de energia elétrica, tive de dar adeus ao jamboeiro. Um rio de lágrimas se fez nesses instantes. Não perdi simples árvores, perdi companheiras, amigas, irmãs... Elas nasceram por mim e comigo.

Tantas outras árvores têm desaparecido para dar lugar a amplas avenidas, viadutos em giradores, paradas de ônibus e estacionamentos. Nunca mais tive a sombra de meus presentes. Pelo visto, outras pessoas também não. Eu só espero ter um belo e enorme quintal para poder plantar as árvores de meus futuros filhos. Meus primeiros presentes a eles. Ou seriam presentes para mim?



Francisco Danilo Shimada

.....................................................................................

1ª Foto Flor Jambu (Karina Miotto)
2ª Foto Flor Manga (Blog caliandradoserradogo.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ótimo ter você aqui no Texstando! Mande as ordens. Vamos texstar?!